Porto Velho/Rondônia,

ETA / CAERD

 

 

Estação de Tratamento de Água - ETA

 

O Sistema de Tratamento de Água é composto das seguintes fases:

 

COAGULAÇÃO A remoção das partículas de sujeira se inicia no tanque de mistura rápida (Calha Parshal) com a dosagem de sulfato de alumínio ou cloreto férrico. Estes coagulantes têm o poder de aglomerar a sujeira, formando flocos. Para otimizar o processo adiciona-se cal, o que mantém o pH da água no nível adequado.

 

- FLOCULAÇÃO Na floculação, a água já coagulada movimenta-se de tal forma dentro dos tanques que os flocos misturam-se, ganhando peso, volume e consistência.

 

DECANTAÇÃO Na decantação, os flocos formados anteriormente separam-se da água, sedimentando-se, no fundo dos tanques.

 

FILTRAÇÃO A água ainda contém impurezas que não foram sedimentadas no processo de decantação. Por isso, ela precisa passar por filtros constituídos por camadas de areia ou areia e antracito suportadas por cascalho de diversos tamanhos que retêm a sujeira ainda restante.

 

DESINFECÇÃO A água já está limpa quando chega a esta etapa. Mas ela recebe ainda mais uma substância: o cloro. Este elimina os germes nocivos à saúde, garantindo também a qualidade da água nas redes de distribuição e nos reservatórios.

 

CORREÇÃO DE PH Para proteger as canalizações das redes e das casas contra corrosão ou incrustação, a água recebe uma dosagem de cal, que corrige seu pH.

 

Serviços da Agência Virtual
Rede Social
Fale Conosco
Canais de Atendimento
Portal Web
Pesquisa de Opinião
SIGAP
e-Sic
Cartilha
Manual
eSocial



Caerd
Av. Pinheiro Machado, 2112
Nosso atendimento : 0800.647.1950
Todos os Direitos reservados a CAERD - 2013.




  Copyright 2013   |   By: Newton Sergio