Eleição da Cipa acontece nesta sexta-feira
02/02/2018 - ( 0 )

 

Acontece nesta sexta-feira (02), das 8h às 12h30, a eleição que apontará os novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD, biênio 2018/2019. Ao todo, 08 componentes farão parte da comissão (sendo quatro efetivos e quatro suplentes). O mais votado dentre todos será o vice-presidente da Cipa. O presidente é indicado pela direção da Caerd.

 

 

Segundo a funcionária e atual membro, Cátia Simone Santos, são atribuições dos cipeiros: “a identificação dos riscos do processo de trabalho e a elaboração de um plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde do trabalhador”.

 

 

A funcionária, Tatiane Almeida, diz que “é muito importante que os funcionários se envolvam e participem de comissões como a Cipa. É necessário que o servidor se sinta e faça parte da gestão. Quanto mais os funcionários puderem compreender e participar das diversas atividades que a Caerd oferece, mais eles compreenderão a dinâmica da empresa e poderão contribuir com suas ações e ideias”.

 

 

De acordo com Aldenir Tavares, presidente atual da CIPA, o processo eleitoral é importante para que os trabalhadores possam indicar seus representantes, que irão avaliar os índices de acidentes e indicar procedimentos e mudanças que as empresas devem adotar para reduzir os riscos.

 


Os cipeiros têm um papel fundamental nas empresas, que é aumentar a segurança nas atividades exercidas pelos funcionários. Além da prevenção de acidentes, também abordamos a questão das doenças ocupacionais, que podem ser evitadas por meio do estudo do ambiente de trabalho e da adoção de rotinas mais adequadas na empresa”, lembrou Aldenir.

   Fonte : Caerd