Inaugurado sistema que garante 100% de abastecimento de água tratada no distrito de Vista Alegre do Abunã
21/03/2018 - ( 0 )

 

 O sistema de abastecimento inaugurado em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (20) garante água tratada para todos os moradores do distrito de Vista Alegre do Abunã. ‘‘Essa obra pertente a Caerd [Companhia de águas e esgotos de Rondônia], mas a partir de agora é patrimônio do distrito. Isso é muito importante, um distrito que tenha água de qualidade para todos’’, afirma o governador Confúcio Moura.

 

 

O fim de um sofrimento antigo e realização de um sonho. Esse é o significado da obra para a população. ‘‘Moradores como eu, que conseguem ter água perfurando poços caseiros tem água, mas não de qualidade, e assim corremos risco de ter doenças, mas tem outros que ainda vivem em situação pior. Nos períodos de seca, os poços secam e aí água só com caminhão pipa. Mas agora vai melhorar’’, conta o motorista Valdir Dantas, morador da região desde 2010.

 

 

‘‘Parece um paradoxo, a Amazônia seca, faltava água potável até nas escolas. Então desde 2013 desenvolvemos esse projeto e hoje entregamos a população um serviço necessário a qualidade de vida dos moradores’’, explica o governador.

 

 

Melhorias que trazem novas perspectivas para a região. ‘‘Isso vai ajudar muito esse povo, porque a saúde vai melhorar. É mais uma vitória que o distrito de Vista Alegre alcança e a certeza que estamos desenvolvendo e avançando para o melhor’’, disse o administrador geral do distrito Geraldo Lagasse.

 

 

O sistema contempla captação e adutora de água bruta, Estação de Tratamento; redes; sala de laboratório para controle de qualidade de água e ligações domiciliares. ‘‘A gente fica muito satisfeito em entregar uma estrutura de qualidade. É uma água que é captada bruta, mas aqui ela é tratada e purificada, sem agentes que provocam doenças’’, assegura o governador.

 

 

A obra foi aprovada em 2013 e iniciada em setembro de 2014. ‘‘O impacto dessa obra é magnifico. Eles passaram a consumir água de boa qualidade e isso vai aumentar a satisfação deles e principalmente a saúde’’, disse o vice-governador Daniel Pereira.

 

 

Há 20 anos, o distrito tinha cerca de 2 mil habitantes e hoje, segundo o administrador, são cerca de 12 mil. O sistema de abastecimento está pronto para atender 100% dos moradores. A Estação de Tratamento de Água (ETA) tem capacidade de 32 litros por segundo. ‘‘De imediato, vamos fazer a interligação de 600 unidades domiciliares, que são famílias de baixa renda, e acredito que nos próximos 60 dias vamos chegar a duas mil, e gradativamente a todos, conforme eles forem solicitando o serviço’’, disse a presidente da Caerd Iacira Azamor.

 

 

Foram quase R$ 6 milhões de investimento na obra que faz parte do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), cerca de R$ 500 mil de contrapartida do Estado ‘‘O fato da obra ser do PAC demonstra a capacidade do governo em captar os recursos diante da escassez de recurso que o país tem e o governo também se mobilizou para complementar aquilo que faltava’’, afirma o vice-governador Daniel Pereira. ‘‘Era algo essencial e ficamos felizes de deixar essa marca na história desse distrito’’, disse o governador.

 

Secom

   Fonte : Secom