Portal Transparência CAERD

Agência Virtual
2° via e Serviços

Portal do Colaborador

Atualizada - 23/07/2015 09:48:47 / CAERD

A Presidente da CAERD, Arq. Iacira Azamor, fala de suas ações na busca de sanear a Companhia e da luta no fornecimento de água com a qualidade

Presidente da CAERD diz das ações implementadas em vista de uma qualidade de água melhor para população do Estado


Presidente da CAERD diz das ações implementadas em vista de uma qualidade de água melhor para população do Estado

RONDONOTICIAS: Presidente, quais as ações que, do inicio do ano até aqui, já foram implementadas em vista de uma qualidade de água melhor para população?

IACIRA AZAMOR: Em termos de saneamento, estamos trabalhando em parceria com o governo do Estado, e agora no último dia 15 de Julho, assinamos dois convênios com a Caixa, no valor de 180 mi de esgoto para Ji-Paraná e 10 mi para Jaru, que vão complementar o serviço que já está sendo feito. Os dois municípios, ficam assim, com 100% de água e esgoto. Em Porto Velho, homologamos o contrato do esgoto e está em fase de elaboração o contrato para o esgoto do sistema sul da capital. Estamos conseguindo tirar tudo do papel e transformar em realidade para a população.

RONDONOTICIAS: Qual empresa irá executar esse trabalho?

IACIRA AZAMOR: É um consórcio e não é conhecido. Sabemos que é uma empresa do Paraná, que é cabeça do consórcio. Nós tivemos informações boas sobre o grupo e acredito que vamos conseguir ter um bom andamento de obra.

RONDONOTICIAS: No plano prático, o que vai ser feito neste contrato?

IACIRA AZAMOR: Nos primeiros meses, a empresa fará o projeto básico e executivo, previsto para aproximadamente 6 meses, tempo que tentaremos acelerar. Logo em seguida, a cidade começa a receber o esgoto. O plano de ataque da obra é começar pela estação de tratamento. Acredito que em 4 meses começaremos essa obra.

RONDONOTICIAS: Presidente, em nossa última entrevista, falamos sobre o desperdício de Água. A senhora chegou, inclusive, a pedir a população que ligasse e denunciasse qualquer tipo de abuso. Como está essa situação hoje?

IACIRA AZAMOR: A população liga bastante. Quem presta um serviço público tem que ouvir a população. Infelizmente temos ainda muitos cidadãos inadimplentes, com um volume de fraude muito acima do permitido. Nós iniciamos agora na segunda quinzena de Julho um ataque as fraudes, porque isso vem prejudicando o abastecimento de água de pessoas que pagam em dia suas contas.

RONDONOTICIAS: Tem um telefone para denúncia?

IACIRA AZAMOR: Sim disponibilizamos o 08006491950. 

RONDONOTICIAS: No que diz respeito aos distritos de Porto Velho, quais são as ações da CAERD?

IACIRA AZAMOR: Em Vista Alegre e União Bandeirantes, já iniciamos as obras. Em Jacy-Paraná, estamos concluindo, e em Nova Califórnia, estamos mandando o processo para licitação.

RONDONOTICIAS: Presidente, o baixo madeira acabou sendo devastado pelas enchentes, mas ainda há alguma obra da CAERD para aquela região?

IACIRA AZAMOR: Por enquanto, estamos apenas elaborando projetos para a revitalização dessa área. 

RONDONOTICIAS: Mudando de assunto. Fora o custeio da máquina da CAERD, o que sobre para investir na capital como um todo?

IACIRA AZAMOR: Não sobra nada. Infelizmente. Todos os meses nós ficamos devendo. 

RONDONOTICIAS: E como isso vinha sendo resolvido?

IACIRA AZAMOR: Dando o calote, como a empresa vinha fazendo. A fazenda nacional, principalmente, é a grande dívida que a companhia tem. Nós estamos trabalhando intensivamente na campanha de arrecadação, evitando fraudes e pedindo para que a população esteja em dia com os pagamentos. Esse é um trabalho constante da casa. Já melhoramos muito a arrecadação, mas não é ideal para que possamos pagar as dividas. Hoje a CAERD tem uma nova imagem, as pessoas procuram a CAERD para vender. Os ajustes estão sendo feitos e estamos renegociando todas as dívidas.

RONDONOTICIAS: Presidente, os organismos públicos devem a CAERD? Quem deve a CAERD?

IACIRA AZAMOR: Os municípios. O governo do Estado paga em dia todos os meses, isso na administração do Doutor Confúcio. Temos muitos municípios que devem a CAERD, em termos de adimplência, temos cerca de quatro municípios.

RONDONOTICIAS: Considerando que o governo do Estado é o acionista majoritário da CAERD, não poderia se pensar em um aporte de capital do estado para dar um fôlego suplementar as contas e ações da companhia?

IACIRA AZAMOR: O governo faz aporte todos os meses, através das contrapartidas dos convênios do PAC, além de assumir divida da Eletrobras.

RONDONOTICIAS: Presidente, a CAERD dos sonhos da senhora, passa por que aspectos?

IACIRA AZAMOR: Ter uma folha de pagamento que seja condizente com as condições da companhia, para poder atender melhor a população, para parar de ter que se desculpar pelos transtornos e para poder revitalizar todos os sistemas da companhia.

RONDONOTICIAS: Investimentos na ordem de quanto, aproximadamente, saneariam isso?

IACIRA AZAMOR: Acredito que aproximadamente 1 bi de reais resolveria todos os problemas de sistemas da CAERD.

RONDONOTICIAS: Há pouco tempo atrás, sites da cidade fizeram criticas ao sistema de reeducandos e/ou apenados do sistema prisional, que prestavam serviços a CAERD. A mídia considera que o fato poderia ocasionar futuros roubos ou furtos às residências. Quais são os cuidados que são tomados pele CAERD nessa parceria?

IACIRA AZAMOR: Esse é o lado social da companhia, e nós temos que cumprir com ele. Todas as empresas deveriam ter uma parte que cuidasse do social. Eu já trabalho com os reeducandos desde a época de Ariquemes e nunca tivemos problemas. É uma experiência muito positiva. Aqui nós estamos trabalhando como equipe de apoio, eles não entram na casa das pessoas, aliás, nem a CAERD pode entrar na casa de ninguém. Todo o projeto é uma experiência e nós estamos tendo bons resultados. Qualquer pessoa que se sinta lesada ou insatisfeita, é só ligar para a CAERD e informar, que tomaremos uma atitude.

RONDONOTICIAS: Outro assunto que frequentou a mídia, Presidente, foi a questão dos altos salários dos comissionados da CAERD? Como a população pode ter a transparência disto?

IACIRA AZAMOR: No site da companhia estão todos os salários, inclusive, o meu. O site é WWW.caerd-ro.com.br. A companhia precisa de quadro técnico, infelizmente durante muitos anos não tivemos aperfeiçoamento e precisamos trazer gente de fora, além de profissionais do próprio estado para reestruturar a Casa.

RONDONOTICIAS: Há uma defasagem de profissionais qualificados nos quadros da Companhia?

IACIRA AZAMOR: SIM. A empresa tem um corpo técnico muito bom na área operacional, mas na área administrativa e jurídica nós tínhamos muita deficiência. Além das ações do PAC que precisam de uma equipe bem mais reforçada.

RONDONOTICIAS: Presidente, é difícil administrar a CAERD ?

IACIRA AZAMOR: A CAERD não é difícil. O que é difícil administrar são os problemas que a gestão anterior deixou. As dividas, sistemas sucateados e folha de pagamento pesada. Isso atrapalha outras ações que tanto melhorariam a vido do nosso cliente.

 


Autor: Rondonoticias

  Comentários


  Veja Mais


CAERD participa do "Feirão Limpa Nome" e oferece descontos para consumidores com contas em atraso

“Feirão Limpa Nome” é uma oportunidade para os consumidores iniciarem ano de 2024 sem débitos

CAERD promove capacitação para otimização do controle administrativo em diversos municípios

Iniciativa visa capacitar funcionários para otimizar controle administrativo

CAERD promove ação de saúde voltada para mulheres caerdianas

Na Praça do Caju, ambiente foi adaptado para oferecer serviços de saúde às caerdianas

Estudantes premiados na I Mostra Ambiental visitam ETA

A visita proporcionou aos estudantes uma experiência prática e educativa, permitindo-os entender todo o processo pelo qual a água passa, até chegar às torneiras de suas casas

Importância da água é destacado durante solenidade do Dia Mundial da Água na Caerd

A solenidade ressaltou a necessidade de atenção e cuidado constantes com a água, enfatizando seu papel crucial em todos os aspectos

Alunos da Escola Rio Branco aprendem usar água com responsabilidade

Iniciativa faz parte da programação da Mostra Ambiental "Conscientizar para Preservar", promovida pela Ceam

Em Porto Velho, CAERD abre as portas para alunos conhecerem etapas do tratamento de água

Experiência visa aprimorar habilidades e desenvolvimento intelectual dos estudantes

CAERD divulga 18ª lista de candidatos selecionados no Processo Seletivo Simplificado 2022 nº 05/2022/CGAF para contratação imediata

Prazo para entrega dos documentos ocorrerá de 21 à 27 de março

Caerdianas participam de sessão de quiropraxia

Prática milenar promove alinhamento corporal e alívio de dores

CAERD promove sessões de automaquiagem para funcionárias na sede da estatal

A iniciativa faz parte da programação do mês da mulher

CAERD recebe visita institucional de comitiva da prefeitura de São Miguel do Guaporé

Durante visita foi discutida possibilidade de negociar as dívidas da prefeitura com Companhia

CAERD recebe comitiva da Prefeitura de Jaru em uma visita institucional

Comitiva de Jaru foi recebida no gabinete da presidência da CAERD

CAERD recebe demanda de vereador para atender famílias de dois bairros de Espigão do Oeste  

Vereador solicitou melhorias no sistema para atender moradores de dois bairros do município

Servidoras caerdianas participam de sessão de autocuidado

Sessão ocorre na sala de reuniões até às 12h30

CAERD promove seleção para Instrutores Multiplicadores de Treinamento

A empresa está em busca de talentos internos para compor equipes de encarregados em conduzir parte das capacitações oferecidas

CAERD recebe visita institucional de representantes do Legislativo de Espigão do Oeste

Vereadores solicitaram melhorias no sistema de abastecimento de água na região

Campanha "Conscientizar para Preservar" leva educação ambiental até a Vila Princesa em Porto Velho

A atividade é relacionada ao Dia Mundial da Água, que será comemorado no próximo dia 22 deste mês

CAERD divulga 17ª lista de candidatos selecionados no Processo Seletivo Simplificado 2022 Nº 05/2022/CGAF para contratação imediata

Prazo para entrega dos documentos ocorre de 11 a 15 deste mês

No Dia Internacional da Mulher, caerdiana comenta sobre a força da mão de obra feminina no setor de saneamento básico

Ao longo dos anos, as mulheres têm desempenhado papéis fundamentais em diferentes áreas da CAERD

Caerdianas se reúnem para comemorar Dia Internacional da Mulher

Evento ocorreu na sede da CAERD em Porto Velho e reuniu colaboradoras vestidas com uma peça nas cores branca, roxa e verde