0

Atualizada - 15/09/2016 08:56:35

“Usuário da Caerd será beneficiado”, afirma presidente da empresa sobre concessão

No decorrer do processo ainda será definido o que será incluído na concessão.

A inclusão da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) no Programa de Parcerias para Investimentos (PPI), anunciada pelo governo federal na terça-feira (13), atende as expectativas da empresa e será benéfica para os usuários, avalia a presidente da empresa, Iacira Azamor.

Presidente da Caerd, Iacira Azamor

Presidente da Caerd, Iacira Azamor

A privatização da empresa está descartada por conta dos débitos que a tornam pouco atrativa ao mercado do setor. “É importante deixar bem claro que o governo de Rondônia quer preservar o patrimônio que pertence ao governo do estado”, acentua Iacira Azamor.

A Caerd tem dívidas em torno de R$ 1 bilhão e folha de pagamentos que consome cerca de 80% da arrecadação. A presidente diz que uma situação assim necessita do impacto que a gestão privada pode provocar.

Segundo Iacira, a empresa foi ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para pedir adesão ao programa de fomento à infraestrutura. O anúncio da inclusão da empresa no PPI corresponde às demandas apresentadas. O modelo de concessão, entretanto, ainda será definido pelo conselho gestor criado no âmbito da própria Caerd.

Há um passo a passo da concessão que já está definido. Mas, uma consultoria definirá o modelo a ser utilizado. Esta construção inclui a situação dos funcionários da empresa e como o processo de transição será executado.

PARCIAL

No decorrer do processo ainda será definido o que será incluído na concessão. Pode ficar restrita à parte de serviços, pode ser em apenas alguns municípios. Tudo ainda será objeto de estudos.

“A população deve ficar tranquila”, diz Iacira. Segundo ela, o principal interesse do governo de Rondônia é que a companhia, após processo, possa atender a população de forma digna.

Sobre as obras em andamento no âmbito da empresa, a presidente diz que não serão afetadas porque são de iniciativa do governo do estado.

EMPREGO

Instituído pelo governo federal e anunciado terça-feira (13), PPI tem como objetivo central a geração de empregos no País. As concessões e privatizações acontecerão em alguns setores.

O presidente da República, Michel Temer, diz que a interlocução do poder público com a iniciativa privada é importante para induzir o desenvolvimento econômico, com reflexos nos empregos e na renda das famílias.

O BNDES atuará para financiar projetos na área de saneamento básico. O Brasil ocupa, atualmente o 112º lugar em rede de saneamento básico. Tem 35 milhões de brasileiros sem acesso ao abastecimento de água e mais de 100 milhões de coleta de esgoto.

Autor: Secom - Governo de Rondônia

  Comentários

  Veja Mais

  COMUNICADO – Machadinho do Oeste – Paralisação no abastecimento

Segundo a superintendência, a conclusão dos serviços de reparos está prevista para o final da tarde desta quinta-feira, 21/09.

  ​Uma ação da CAERD retirou cerca de 600 Litros de Lixo do IGARAPÉ DO 2 em Vista Alegre, na manhã desse Domingo dia 17.

A ação foi realizada em parceria com a Defesa Civil, Vereador Jacaré, Desbravadores de Vista Alegre e, estagio do curso técnico de enfermagem do CIPERON.

  Bairro Pantanal: Comunicado de interrupção no abastecimento

Segundo a superintendência, a conclusão dos serviços de reparos está prevista para o final da tarde desta quarta-feira, 09, às 18h00.

  Inscrições Abertas! Boas Ideias 2017

O prêmio é organizado pela Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae) e os interessados podem se inscrever pelo link: boasideias.ro.gov.br/2017/inscreva-se até o dia 15 de setembro.

  COMUNICADO – Guajará Mirim – Paralisação no abastecimento

A conclusão dos serviços está prevista para o inicio da tarde desta segunda-feira, 04/09, às 14h00.

  Comunicado - Machadinho do Oeste - Paralisação no abastecimento

A Caerd esclarece que o abastecimento será 100% normalizado ainda nesse sábado , 02 de setembro de 2017.

  COMUNICADO - Bairro Novo – Paralisação no abastecimento

Segundo a superintendência, a conclusão dos serviços de reparos está prevista para as 13h00.

  Comunicado de interrupção de abastecimento de água para zona norte e central de Porto Velho

Caso os serviços da Eletrobras sejam concluídos antes do prazo, o fornecimento de água será antecipado.

  Bairro Pantanal: Comunicado de interrupção no abastecimento

Segundo a superintendência, a conclusão dos serviços de reparos está prevista para o final da tarde desta quarta-feira, 30, às 18h00.

  Nota de pesar pelo falecimento do Ex-Vereador Dr. Rubens Vieira Lopes, aos 68 anos de idade.

Que Deus possa confortar o coração da família e dos amigos, nesse momento de dor, pela perda daquele que foi companheiro e amigo de todos.

  COMUNICADO - Porto Velho – Paralisação no abastecimento em 22/08

Os usuários poderão sofrer desabastecimento, caso não ocorra cautela e controle no uso da água durante o período, assim a situação acarretará o mínimo de desconforto.

  COMUNICADO - Porto Velho – Suspensão da paralisação

O Serviço de Atendimento ao Cliente CAERD é feito através do telefone 0800 647 1950. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

  COMUNICADO - Porto Velho – Paralisação no abastecimento

Os usuários poderão sofrer desabastecimento, caso não ocorra cautela e controle no uso da água durante o período, assim a situação acarretará o mínimo de desconforto.

  COMUNICADO – Machadinho do Oeste – Paralisação no abastecimento

Os usuários poderão sofrer desabastecimento, caso não ocorra cautela e controle no uso da água durante o período, assim a situação acarretará o mínimo de desconforto.

  Comunicado à População

Sistema de abastecimento da Caerd é restabelecido

  Nota de Pesar - Sandoval Gerônimo Barbosa

A CAERD lamenta a imensurável perda, e irmana-se em luto com a família e amigos.

  Caerd trabalha no reparo de adutora do bairro Olaria, em Porto Velho

O trabalho de recuperação da adutora será interrupto até a normalização do fornecimento de água.

  Comunicado - Zona Sul de Porto Velho

Ressaltamos que nestes bairros, a captação de água é subterrânea através de poços profundos, e devido ao rigor do verão na região amazônica, ocorre o rebaixamento natural do nível do lençol freático

  Ji-Paraná: Comunicado de Interrupção no Abastecimento

A previsão para restabelecimento do abastecimento é das 17h00 às 00h00.

  Porto Velho - Redução no abastecimento

A Caerd esclarece que o abastecimento será 100% normalizado nessa segunda-feira, 07 de agosto de 2017.