0

Atualizada - 15/09/2016 08:56:35

“Usuário da Caerd será beneficiado”, afirma presidente da empresa sobre concessão

No decorrer do processo ainda será definido o que será incluído na concessão.

A inclusão da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) no Programa de Parcerias para Investimentos (PPI), anunciada pelo governo federal na terça-feira (13), atende as expectativas da empresa e será benéfica para os usuários, avalia a presidente da empresa, Iacira Azamor.

Presidente da Caerd, Iacira Azamor

Presidente da Caerd, Iacira Azamor

A privatização da empresa está descartada por conta dos débitos que a tornam pouco atrativa ao mercado do setor. “É importante deixar bem claro que o governo de Rondônia quer preservar o patrimônio que pertence ao governo do estado”, acentua Iacira Azamor.

A Caerd tem dívidas em torno de R$ 1 bilhão e folha de pagamentos que consome cerca de 80% da arrecadação. A presidente diz que uma situação assim necessita do impacto que a gestão privada pode provocar.

Segundo Iacira, a empresa foi ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para pedir adesão ao programa de fomento à infraestrutura. O anúncio da inclusão da empresa no PPI corresponde às demandas apresentadas. O modelo de concessão, entretanto, ainda será definido pelo conselho gestor criado no âmbito da própria Caerd.

Há um passo a passo da concessão que já está definido. Mas, uma consultoria definirá o modelo a ser utilizado. Esta construção inclui a situação dos funcionários da empresa e como o processo de transição será executado.

PARCIAL

No decorrer do processo ainda será definido o que será incluído na concessão. Pode ficar restrita à parte de serviços, pode ser em apenas alguns municípios. Tudo ainda será objeto de estudos.

“A população deve ficar tranquila”, diz Iacira. Segundo ela, o principal interesse do governo de Rondônia é que a companhia, após processo, possa atender a população de forma digna.

Sobre as obras em andamento no âmbito da empresa, a presidente diz que não serão afetadas porque são de iniciativa do governo do estado.

EMPREGO

Instituído pelo governo federal e anunciado terça-feira (13), PPI tem como objetivo central a geração de empregos no País. As concessões e privatizações acontecerão em alguns setores.

O presidente da República, Michel Temer, diz que a interlocução do poder público com a iniciativa privada é importante para induzir o desenvolvimento econômico, com reflexos nos empregos e na renda das famílias.

O BNDES atuará para financiar projetos na área de saneamento básico. O Brasil ocupa, atualmente o 112º lugar em rede de saneamento básico. Tem 35 milhões de brasileiros sem acesso ao abastecimento de água e mais de 100 milhões de coleta de esgoto.

Autor: Secom - Governo de Rondônia

  Comentários

  Veja Mais

  Bairro Pantanal: Comunicado de interrupção no abastecimento

Segundo a superintendência, a conclusão dos serviços de reparos está prevista para o final da tarde desta quinta-feira,16.

  16.11.2017 - Comunicado de interrupção de abastecimento de água para zona norte e central de Porto Velho

Estamos no aguardo da solução do problema por parte da eletrobras

  Comunicado de interrupção de abastecimento de água para zona norte e central de Porto Velho

Os usuários poderão sofrer desabastecimento, caso não ocorra cautela e controle no uso da água durante o período, assim a situação acarretará o mínimo de desconforto.

  Aviso de interrupção de água na capital

Em virtude de ajustes necessários e interligações de tubulações entre os sistemas das novas obras de abastecimento de água do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)

  Ji-Paraná - Comunicado de Paralisação no Abastecimento - 30/10/2017

A Caerd informa ainda que o problema já foi solucionado e o abastecimento está sendo realizado de forma gradativa.

  Ji-Paraná - Comunicado de interrupção de abastecimento - 29/10/2017

Os usuários poderão sofrer desabastecimento, caso não ocorra cautela e controle no uso da água durante o período, assim a situação acarretará o mínimo de desconforto.

  Ji-Paraná - Comunicado de interrupção de abastecimento

Previsão do retorno: De imediato no I distrito e a partir das 18h00 parte alta do II distrito e a partir de 01h00 de 24/11, parte baixa do II distrito.

  Comunicado - SAE São Miguel do Guaporé

Ressaltamos que estamos na espera da solução do ocorrido por parte da empresa OI.

  Obras de expansão da rede de água tratada são iniciadas em Ji-Paraná

Além da Comunidade do km-7, já foram atendidas com a ampliação da rede as comunidades dos bairros Boa Esperança, Colina Park, Morada Melhor II, Rondon I, Distrito de Nova Londrina e Residencial Capelasso.

  Machadinho do Oeste - Comunicado de interrupção de abastecimento

Caso os serviços da Eletrobras sejam concluídos antes do prazo, o fornecimento de água será antecipado.

  Caerd institui horário corrido em suas dependências administrativas

a Empresa preserva as escalas de plantões, atendimento ao público e demais serviços da área operacional.

  COMUNICADO - Porto Velho – Paralisação no abastecimento em 29/09

Segundo a superintendência, a conclusão dos serviços de reparos está prevista para o inicio da tarde desta sexta-feira, 29, às 14h00.

  COMUNICADO – Machadinho do Oeste – Paralisação no abastecimento

Segundo a superintendência, a conclusão dos serviços de reparos está prevista para o final da tarde desta quinta-feira, 21/09.

  ​Uma ação da CAERD retirou cerca de 600 Litros de Lixo do IGARAPÉ DO 2 em Vista Alegre, na manhã desse Domingo dia 17.

A ação foi realizada em parceria com a Defesa Civil, Vereador Jacaré, Desbravadores de Vista Alegre e, estagio do curso técnico de enfermagem do CIPERON.

  Bairro Pantanal: Comunicado de interrupção no abastecimento

Segundo a superintendência, a conclusão dos serviços de reparos está prevista para o final da tarde desta quarta-feira, 09, às 18h00.

  Inscrições Abertas! Boas Ideias 2017

O prêmio é organizado pela Superintendência Estadual de Assuntos Estratégicos (Seae) e os interessados podem se inscrever pelo link: boasideias.ro.gov.br/2017/inscreva-se até o dia 15 de setembro.

  COMUNICADO – Guajará Mirim – Paralisação no abastecimento

A conclusão dos serviços está prevista para o inicio da tarde desta segunda-feira, 04/09, às 14h00.

  Comunicado - Machadinho do Oeste - Paralisação no abastecimento

A Caerd esclarece que o abastecimento será 100% normalizado ainda nesse sábado , 02 de setembro de 2017.

  COMUNICADO - Bairro Novo – Paralisação no abastecimento

Segundo a superintendência, a conclusão dos serviços de reparos está prevista para as 13h00.

  Comunicado de interrupção de abastecimento de água para zona norte e central de Porto Velho

Caso os serviços da Eletrobras sejam concluídos antes do prazo, o fornecimento de água será antecipado.